Rio Grande, que segundo a secretária estadual da Saúde preocupa o governo por ser uma cidade portuária, foi um dos municípios representados em Porto Alegre nesta quarta-feira (11) no encontro que orientou secretários da área sobre o enfrentamento ao novo coronavírus.

A secretária Arita Bergmann (ao centro na foto) orientou gestores municipais da saúde no Seminário de Regulação, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, na capital gaúcha. O secretário de Saúde do município de Rio Grande, Maicon de Barros Lemos, participou do encontro também como vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Bergmann defendeu um alinhamento mais efetivo com os municípios no enfrentamento a Covid-19. Destacou ser necessário mobilizar e fazer um chamamento para a campanha de vacinação contra o vírus influenza, que inicia no dia 23 de março. Na reunião, Arita Bergmann informou que o Laboratório Central do Estado (Lacen) já está realizando todos os exames para detecção do novo coronavírus.

O Centro de Operações de Emergências (COE) emitiu uma nota informativa com recomendações de prevenção e controle de infecções a serem adotadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos. “Os idosos e portadores de doenças crônicas são os grupos mais suscetíveis ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais ao se infectar com o novo coronavírus”, afirmou a secretária da Saúde. Arita alertou que em casos suspeitos, a população deve procurar as unidades de saúde de referência nos municípios.
O Plano de Contingência Covid-19 formulado pelo Centro de Operações de Emergência foi apresentado através de Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde.

O Seminário de Regulação foi uma parceria entre o Conselho de Secretários Municipais de Saúde/RS e Secretaria Estadual da Saúde. A Promotora de Justiça Angela Rotunno participou do encontro na capital.


(Foto: Neusa Jerusalém)