Sediado em Rio Grande, o Comando do 5º Distrito Naval, e suas organizações militares, vem participando ativamente de Campanha de Doação de Sangue (fotos). A ação integra a chamada Operação Covid-19, da Marinha do Brasil. No Rio Grande do Sul, já foram realizadas doações em algumas cidades, como Porto Alegre, Rio Grande e Tramandaí. Dezenas de militares da Marinha já realizaram a doação de sangue. A campanha tem como objetivo repor os estoques de sangue que foram reduzidos devido ao baixo fluxo de doadores. Os bancos de sangue têm realizado agendamento para os voluntários da doação.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para enfrentar a pandemia da Covid-19, o isolamento social é a melhor arma, mas há quem encontre um bom motivo para sair de casa: doar sangue. O governo gaúcho tem pedido ajuda para a reposição dos bancos de sangue dos hospitais no Estado. Nesse período de isolamento, a colaboração dos cidadãos que puderem doar é ainda mais fundamental para garantir bolsas nos estoques para atender os pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou seus componentes (glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma e ‘crioprecipitado’). Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, ressalta a autoridade estadual de Saúde.
Até o momento, não existe evidência científica de transmissão de coronavírus por transfusões sanguíneas. Ainda assim, o Ministério da Saúde emitiu recomendações preventivas relacionadas ao contágio pela Covid-19. Pretendentes à doação de sangue que tenham viajado ficam impedidos de doar por 14 dias após o retorno. O mesmo vale para quem teve, nos últimos 30 dias, contato com pessoas que apresentam os sintomas ou tiveram diagnóstico de infecção confirmado (o impedimento dura por 14 dias após o último contato).
As pessoas que tenham sido infectadas pelo novo coronavírus estão impedidas de fazer doação de sangue pelo período de 30 dias após a completa recuperação, estando assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação. No site da Secretaria Estadual da Saúde há um mapa com a localização e as informações de contato e funcionamento dos hemocentros públicos no RS. Além de Porto Alegre, há unidades para coleta de doações de sangue em Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa e Pelotas.
NOVA ATUALIZAÇÃO
A Prefeitura de Rio Grande revelou na noite desta quarta-feira (8) os dados relacionados aos casos do novo coronavírus no município. Segundo o governo municipal, até o momento os números oficiais são os seguintes: 52 notificações, 43 descartadas, 7 em análise e 2 casos confirmados com a Covid-19.
(Fotos: Divulgação/MB)
Parabéns aos marinheiros que se disponibilizam nesse ato de amor à vida.
Sou doadora e O negativo, com humildade me colocando no lugar do próximo, sempre busquei e busco fazer minha parte.
Contribuir aos outros nos faz toodos muuito mais fortes.
Abraço, Edson.
Muito obrigado pela participação no Site, Marga!