A Frente Brasil Popular em Rio Grande, formada por sindicatos, movimentos populares, partidos políticos, centrais sindicais e outras entidades, liberou nesta segunda-feira (27) um manifesto sobre a pandemia de Covid-19, afirmando ser “radicalmente contrária à reabertura do comércio local neste momento”.

No documento, a Frente anuncia apoio às medidas que estão sendo implantadas pela Prefeitura Municipal de Rio Grande no enfrentamento ao coronavírus. “Entendemos que o momento em que vivemos é de extrema gravidade e preservar a vida deve ser prioridade. Por isso, defendemos a continuidade do isolamento social como medida protetiva de preservar vidas”, destaca o manifesto. O documento vai adiante: “para que rio-grandinos e rio-grandinas possam manter suas necessidades básicas neste período é imprescindível que o Governo Federal dê celeridade aos auxílios financeiros já aprovados, R$ 600,00 ou R$ 1.200,00 para pessoas físicas e os empréstimos às pequenas e médias empresas.

Para as entidades, “o isolamento horizontal (em que só serviços essenciais são liberados) é o mais correto”. O entendimento das entidades é que, com a reabertura do comércio, o vírus poderá se proliferar mais rapidamente, aumentando a contaminação e a demanda hospitalar, que já estava no limite antes da pandemia.
“Sendo assim, somente quando tivermos as condições adequadas e seguras é que poderemos pensar na retomada das atividades econômicas”. O manifesto reconhece todas as consequências na vida das pessoas que mais precisam, mas acredita que “o poder público não pode ceder às pressões de quem apoia o lucro em detrimento da vida e que não percebe que é na solidariedade e na construção coletiva que poderemos sair dessa grave situação com um mínimo de vítimas possíveis”.

Após argumentação sobre o quadro instalado, o manifesto da Frente Brasil Popular em Rio Grande termina apontando que “por respeito a todas e todos que não podem ficar em casa, por respeito a quem nesse momento trabalha para garantir o melhor para a sociedade e por todas as razões citadas, esta Frente é radicalmente contrária à reabertura do comércio local, neste momento”.


(Foto: Banco de Dados EC Repórter)