Às 23h51 desta terça-feira (28) o prefeito Alexandre Duarte Lindenmeyer (PT) usou suas redes sociais para anunciar que acatou as decisões do Comitê Técnico em Saúde de Rio Grande e vai manter as regras de afastamento social no município, incluindo a permanência do comércio fechado.

O Comité orientou o chefe do Executivo para não flexibilizar as atividades econômicas além daquelas que já estão em curso. Lindenmeyer prefere aguardar uma manifestação do governador do Estado. Segundo o prefeito rio-grandino, Eduardo Leite deverá apresentar nos próximos dias, um planejamento estratégico com metodologia de liberação de atividades com determinados critérios. Alexandre considerou outros fatores discutidos no Comitê sobre a manutenção do isolamento social em Rio Grande. Um deles foi que, na última sexta-feira (24), houve a edição da Portaria Nº 242, da Secretaria de Saúde do RS, que viabilizou a retomada das cirurgias e das consultas eletivas, as mais variadas, e que leva à ocupação de leitos de UTI.

Outro aspecto levado em conta foi a manifestação do Ministério Público Federal que questionou todos os municípios da Zona Sul sobre qual amparo para a decisão de flexibilizar o afastamento social. Contudo, na quinta-feira (29) Duarte Lindenmeyer terá nova reunião com o Comitê Técnico em Saúde, em caráter extraordinário, “para apresentarmos alguma possibilidade de flexibilização, de forma muito ajustada”, disse o prefeito.


(Foto: Wilson da Fonseca)