Rio Grande receberá um novo lote de testes rápidos para detecção de anticorpos do coronavírus. A confirmação foi dada na noite desta quarta-feira (13) em Porto Alegre pela Secretaria Estadual da Saúde.
O município de Rio Grande, somados os dois primeiros lotes distribuídos pelo Estado em abril, recebeu 70 doses. A distribuição prevista na terceira remessa aos municípios que inicia amanhã, quinta-feira, definiu 87 doses para Rio Grande. São mais 135 mil testes rápidos que chegarão a todas as cidades do Rio Grande Sul, divididos de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos. Com a nova remessa, chega a mais de 243 mil o total de exames deste tipo já distribuído por meio da Secretaria da Saúde do RS, permitindo a ampliação das pessoas testadas, disse o coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro.

Desde que estejam com os sintomas da Covid-19, serão consideradas as pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas, assim como no transporte coletivo de passageiros.
Também serão testadas pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19, as chamadas ‘contactantes domiciliares’, incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos. Foi garantido o número de ao menos uma caixa por município, além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 coordenadorias regionais de saúde, para uso em situações estratégicas, como óbitos acima da demanda.


(Foto: Wilson da Fonseca)