A pandemia provocada pelo novo coronavírus que levou os governos à decisão pelo isolamento social para diminuir o contágio, atingiu também o setor educacional. A suspensão das atividades acadêmicas por período indeterminado alterou os planos de quem está longe de casa. Neste primeiro semestre de 2020, a Universidade Federal do Rio Grande– Furg recebeu sete estudantes estrangeiros dentro de programas de mobilidade, graduação e acordos de cooperação, vindos da Colômbia, Argentina, Paraguai e Bolívia. Ao mesmo tempo, onze estudantes da Furg iniciaram intercâmbios tendo como destinos Paraguai, Portugal, Argentina, Bolívia, Colômbia e México.

ARGENTINA

A intercambista argentina Carola Turquetti (foto), estudante de Medicina da Universidad Nacional del Litoral, tinha como principal objetivo o desenvolvimento de seus estágios no Hospital Universitário. “Por causa da pandemia, as aulas pararam aqui na Furg, mas consegui continuar com o meu estágio, só que no HU os atendimentos estão mais restritos” ponderou a futura médica. Ela destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos para enfrentar uma epidemia. “Tenho aprendido técnicas de proteção individual e orientações para proteção coletiva. É bastante desafiador, mas o conhecimento que vou adquirir aqui será essencial para levar ao meu país que também sofre com esta pandemia”, relata.
Com as decisões tomadas e que envolveram temporariamente a suspensão de aulas, eventos e atividades extracurriculares, a Secretaria de Relações Internacionais da Furg passou a desenvolver instruções de proteção e segurança, apoiando os estudantes em mobilidade acadêmica, tanto os estrangeiros que permanecem em Rio Grande quanto os alunos que estão no exterior.


(Foto: Divulgaçã0)