“É mais do que hora de cessar essa intransigência descabida, motivada por questões políticas ou, por medo que o chefe do Executivo tenha de assumir a decisão que lhe cabe”. A dura manifestação foi feita na noite deste sábado (23) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande, acusando o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) pela quebradeira de empresas na cidade. A entidade já vem elevando o tom das manifestações há vários dias. Quinta-feira passada os dirigentes da CDL pediram numa videoconferência que Lindenmeyer flexibilizasse no dia seguinte as demais atividades prejudicadas. “Não tivemos resposta positiva”, argumentam os empresários.

‘ESTAMOS MORRENDO’

A entidade que representa cerca de 500 empresários de Rio Grande foi enfática. “Solicitamos ao prefeito que decida pela vida da nossa cidade, pois estamos morrendo a cada dia em que colegas desistem, entram em falência, demitem suas equipes, por restrições que em todas as cidades da nossa região já foram abolidas numa evolução coerente e segura da boa convivência da atividade econômica com a saúde da população”, enfatizou a nota dos lojistas. Ainda segundo a CDL, academias de ginástica, restaurantes, salões de beleza, quadras esportivas, lojistas de maior porte, shopping centers e outros ramos estão amadurecidos em relação a projetos de prevenção extremamente adequados, baseados em exemplos de outros municípios em que medidas governamentais permitem atuação segura com o cumprimento de normas de saúde e segurança para evitar a transmissão do coronavírus.

“Durante nossa desgastante caminhada neste período, vimos com tristeza colegas donos de pequenos negócios de família, construídos por anos com muito sacrifício falirem. Amigos, funcionários perderam seus empregos por absoluta falta de capacidade financeira em virtude de seus locais de trabalho estarem fechados”. A CDL aponta um quadro de muita tristeza e às vezes desespero pela situação em Rio Grande. “Parece inacreditável, mas as restrições ao trabalho estão impostas há 60 dias em Rio Grande”.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer usou as redes sociais para anunciar que “nesta segunda-feira (25) um novo decreto poderá ser publicado com adequações relacionadas à flexibilização das atividades econômicas em Rio Grande”.


(Foto: Banco de Dados/Site)