O engenheiro Paulo Bertinetti (foto) é o novo presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, aclamado nesta segunda-feira (15) em assembleia virtual da entidade. Bertinetti é o 70º presidente da entidade que em 2020 completa 176 anos. O primeiro vice-presidente é Antonio Carlos Bacchieri Duarte. Em sua manifestação de despedida, Bacchieri Duarte, após três mandatos na presidência da entidade, agradeceu o apoio e relembrou o trabalho realizado em diversas frentes, como a luta pela BR-116.

O segundo vice-presidente é Clovis Klinger e na Tesouraria estão João Nelson Touguinha e Antony Rover Baptista, 1º e 2º tesoureiros, respectivamente. Os novos secretários são Jair Buffon e Fernando José Fuscaldo Junior. Por só haver uma chapa inscrita no processo eleitoral, a escolha da nova diretoria é estatutariamente feita através de aclamação e o mandato é para o período 2020/21.

DESENVOLVIMENTO E HUMOR

Após ser aclamado na assembleia virtual, Paulo Bertinetti disse que a homologação do canal do Porto do Rio Grande é fundamental para o desenvolvimento e atração de empreendimentos, pauta que continuará sendo tratada. “Precisamos ter uma Autoridade Portuária verdadeiramente dona do porto”, afirmou. “É preciso mudar o humor das pessoas para termos um viés mais empreendedor e um espírito para que a gente compre em Rio Grande”. Em sua gestão o turismo também será prioridade, afirmou.

O NOVO DIRIGENTE

Paulo Bertinetti é engenheiro pela Universidade Mackenzie (SP), trabalhou quatro anos em Nova York pelo Lloyd Brasileiro e foi gerente da Caravel, do Grupo Hamburg Süd. Em 1996, foi contratado pela Wilson Sons com a missão de desenvolver projeto para disputar a licitação da implantação do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande. Vencida a disputa, assumiu como Diretor-presidente do Tecon Rio Grande, cargo que ocupa até hoje. Bertinetti preside o Sindicato dos Terminais Marítimos do porto local, é membro do Conselho de Autoridade do Porto do Rio Grande– CAP e do Conselho de Administração do Centro de Indústrias do Rio Grande– CIRG, além de presidir o Conselho do Rio Grande Yacht Club e também atuar como conselheiro da Federasul.


(Foto: Divulgação)