O agravamento da situação na Quarta Seção da Barra, epicentro da epidemia em Rio Grande, levou a Prefeitura a tomar medidas mais fortes a partir desta quarta-feira (17). A Barra, reduto onde há o maior número de moradores infectados pelo coronavírus no município, pelo último levantamento anunciado na noite de domingo, registra 24 casos. Às 23 horas desta segunda-feira (15), a autoridade de Saúde do município anunciou reforço nas medidas de prevenção e atendimento aos usuários do SUS junto à Unidade de Saúde da Família naquele local.

A partir de quarta-feira, a unidade de Saúde da Família da Barra passa a funcionar, ininterruptamente, das 8h às 22h, com atendimento de enfermagem e clínico geral durante o dia. Também haverá atendimento pediátrico adulto e infantil, todas as noites, de segunda a sexta-feira, até às 22h. A intenção é ampliar o atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. A Unidade de Saúde da Barra receberá mais profissionais de enfermagem, reforçando o atendimento médico.

MUDA ATÉ A SEDE

Diante do problema, agravado nos últimos dias, a sede da Unidade de Saúde da Barra foi para a ‘Rua Principal’ nº 155, com a intenção de atender aos pacientes em tempos de pandemia. No prédio da antiga unidade começarão brevemente obras de ampliação.

BARRACA

Também nesta quarta-feira uma Barraca de Triagem ficará instalada no pátio da nova Unidade de Saúde. A barraca será para qualificar a triagem dos casos suspeitos de Covid-19, funcionando das 8h às 17h, de domingo a domingo. Aos sábados e domingos, haverá reforço de uma ambulância junto à unidade, para agilizar o atendimento de possíveis urgências respiratórias e outras comorbidades que se apresentarem, informou o secretário local da Saúde, Maicon de Barros Lemos. Em breve, diante da situação grave na vila onde residem muitos trabalhadores, principalmente da área da pesca, serão distribuídas máscaras para a comunidade.


(Foto: Ilustração)