O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Delegacia Regional do Rio Grande, vem por meio dessa nota de repúdio, tornar público o descontentamento por parte de profissionais de jornalismo e da própria delegacia regional, quanto à diferenciação no atendimento e do retorno que a Secretaria de Comunicação da Prefeitura do Rio Grande tem dado a alguns veículos de comunicação de nossa cidade durante a cobertura de casos da Covid-19 na região.

É inadmissível que possa haver diferenciação no tratamento e no retorno aos profissionais, que de forma responsável e competente, buscam informar a população que acessa seus canais de comunicação, seja via sites de notícias ou redes sociais.

O jornalismo moderno e atual passa por metamorfoses constantes. Aqui em Rio Grande não é diferente: com o encolhimento e fechamento de redações e a extinção de veículos de comunicação considerados tradicionais, profissionais de comunicação buscam maneiras de se reinventar e principalmente informar o público consumidor de notícias, sempre de forma responsável e competente.

Vivemos num momento em que uma pandemia tem ceifado vidas, e que o sistema de saúde beira ao colapso e a informação tem sido uma arma importante e estratégica no combate a esse vírus mortal. Sendo assim, o respeito a integrantes da imprensa, é essencial na dinâmica cotidiana de trabalho e no retorno do que será repassado para a comunidade.

Entendemos o intenso trabalho realizado pelo Executivo Municipal diante da pandemia, no entanto, solicitamos que todos veículos de imprensa – sejam eles rádios, TVs abertas e fechadas, sites de notícias e jornalistas independentes – recebam tratamento igualitário, tanto para o recebimento de informações, quanto para a participação em coletivas de imprensa e pronunciamentos.

Solicitamos também que todos os pedidos de entrevistas com secretários, prefeito ou vice-prefeito, sejam tratados de forma igualitária, sem distinção, haja vista que cada profissional/veículo possui um nicho de público que precisa ser informado. Solicitamos ainda mais atenção do Executivo, quando demandado por parte dos veículos e/ou jornalistas independentes. Entendemos que responder à imprensa é parte fundamental do exercício da democracia e da transparência, nas quais o serviço público deve sempre estar pautado.

Franco Magroski Dutra
Delegado do Sindjors – Regional Rio Grande