Pela propagação do novo coronavírus no município de Rio Grande a Prefeitura lançou no final da tarde desta quinta-feira (02) um novo decreto, alterando o funcionamento de supermercados e restaurantes, restabelecendo medidas restritivas e anunciando outras normas. O novo documento assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) proíbe o acesso das pessoas às áreas de orla, tanto lacustres como de mar. Assim, a Praia do Cassino e áreas como a Henrique Pancada e Rincão da Cebola estarão com os acessos interditados a partir desta sexta-feira (03).

Além da interdição e proibição de aglomeração nas zonas de orla, o decreto também proíbe os serviços de buffet nos restaurantes, redefine os horários de funcionamento destes estabelecimentos e proíbe o funcionamento de supermercados aos domingos. “Tudo isso para caminhar com a lógica de diminuição de circulação de pessoas na nossa comunidade”, justificou Lindenmeyer. A íntegra do novo decreto pode ser conhecida clicando AQUI ou abaixo:

Decreto02julho.

INFECTADOS

No mesmo dia em que a Prefeitura anunciou um novo decreto municipal, a Vigilância Epidemiológica informou que foram detectados mais 20 casos de pacientes com coronavírus em Rio Grande. O município, desde o início da pandemia, contabiliza 289 casos de pessoas que contraíram o novo coronavírus, dos quais 58 estão em isolamento (domiciliar/hospitalar), ocorreram seis óbitos e 225 pacientes ficaram recuperados. Ainda existem 32 suspeitos para a Covid-19 e 1.256 casos foram descartados para a doença. Conforme o boletim, dois óbitos foram registrados (são dois homens, porém, aparecem como suspeitos para a Covid-19). Dos vinte casos de hoje, a metade é portadora de comorbidades.

VINTE NOVOS CASOS

A Prefeitura refere que dos vinte casos, um já está recuperado da doença, um homem de 46 anos, motorista autônomo. Um menino de seis meses não tem comorbidades e está em isolamento domiciliar, mas uma menina de nove anos apresenta comorbidades e está sendo mantida isolada em casa também. Um aposentado de 49 anos, e uma mulher de 83 anos, também aposentada, estão internados, a exemplo de uma mulher de 39 anos que segundo a Prefeitura “tem profissão ignorada”. Outra pessoa em internação hospitalar é um homem de 50 anos. A Prefeitura informou que o homem também é de “profissão ignorada”. Um caminhoneiro, 45 anos, uma estudante de 14 anos, um eletricista, 36, e uma estagiária de 24 anos integram a lista de hoje com Covid-19. Um aposentado, 68 anos, um agente de trânsito, 33, e uma professora de 40 anos estão infectados pelo vírus, além de uma estudante de 16 anos de idade. Outra criança, um menino de cinco anos, sem comorbidades, foi contaminado, assim como um menino de nove anos, estudante. Os últimos da relação anunciada hoje pela Prefeitura são um homem de 28 anos que não exerce atividade laboral, um aposentado de 67 anos e um militar da Marinha com 58 anos de idade. Exceto os que estão no hospital os demais infectados seguem em isolamento domiciliar, garante a prefeitura. A UTI Covid-19 do Hospital Santa Casa, continua com seus dez leitos ocupados hoje.


(Foto: Wilson da Fonseca)