A Justiça determinou a indisponibilidade cautelar de todos os bens e ativos pertencentes a Maurício Silveira Fernandes e a sua empresa, Mauricio Silveira Fernandes Veículos Ltda. A 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Grande também decretou o bloqueio de até R$ 1.444.764,00. A decisão atendeu pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul em ação civil pública ajuizada pela 1ª Promotoria Especializada de Rio Grande. O despacho da juíza de Direito Carolina Granzotto tem como objetivo garantir o ressarcimento dos consumidores lesados pela Point Veículos, nome fantasia do empreendimento.

A ação, assinada pelo promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, foi motivada pelo comparecimento em massa de consumidores relatando uma série de prejuízos sofridos em decorrência de negociações feitas com a revenda de veículos e seu administrador. Entre as denúncias, consta que clientes teriam comprado veículos financiados em nome de terceiros, pagando a dívida restante à empresa, que ficaria responsável por quitar o débito junto às instituições financeiras e regularizar a transmissão. Porém, segundo a denúncia, Maurício Fernandes recebia os valores e não quitava os contratos de alienação fiduciária.
Maurício também aceitava veículos financiados como parte do pagamento por outros automóveis adquiridos pelos consumidores.

Os clientes entregavam o carro e quantia em dinheiro com o compromisso de a empresa quitar a dívida pendente com a instituição financeira. Contudo, segundo o Ministério Público, “a exemplo da situação anterior, o requerido se apoderava do dinheiro e não realizava a quitação”.


(Ilustração: Banco de Dados)