O projeto executivo de duplicação da ERS-734, em Rio Grande, foi apresentado nesta segunda-feira (7) pelo governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A apresentação, com a presença do governador Eduardo Leite, foi no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O prefeito Fábio Branco (MDB) esteve na apresentação, ao lado de outras autoridades, como o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima.

RELEMBRE 

Em 2020, o governador Leite solicitou que o projeto em andamento para duplicação da rodovia fosse refeito. Inicialmente, estava prevista a duplicação de cinco quilômetros da ERS-734, especificamente na via que dá acesso à zona urbana de Rio Grande. No entanto, são 6,5 quilômetros desde o entroncamento com a BR-392 até o pórtico de acesso à cidade.

“O acesso a Rio Grande consiste no que deve ser uma avenida estruturada para que as pessoas acessem a zona urbana e o centro da cidade. Tomamos a decisão de refazer o projeto para contemplar todo o trecho do acesso, os 6,5 quilômetros do pórtico até o entroncamento com a BR-392. Além disso, o projeto contempla ciclovia e iluminação”, enfatizou Eduardo Leite.

A partir da conclusão do projeto, a obra deverá ser licitada. Planeja o governo, após a sua conclusão, municipalizar a ERS-734. “Com a conclusão do projeto, o Estado tem condições de colocar esta obra dentro do plano de investimentos que está sendo estruturado. O investimento de cerca de R$ 50 milhões, além de reestruturar o acesso à cidade, aliviará o tráfego da BR- 392”, explicou Leite.

Diante dos problemas de tráfego na ERS-734, os motoristas acabam optando por seguir pela BR-392, que deveria ser utilizada prioritariamente por caminhões, em função do acesso ao porto marítimo de Rio Grande. “Trata-se de uma obra esperada há décadas na região Sul, que vai impulsionar o desenvolvimento por meio dessas melhorias que serão trazidas a esse município tão importante para o Estado”, disse o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem– Daer, Luciano Faustino.

Também estiveram na apresentação do projeto os secretários Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Juvir Costella (Logística e Transportes), assim com o deputado federal Daniel Trzeciak e representantes da Magna Engenharia, empresa contratada para elaborar o projeto.

Segundo o prefeito Fábio Branco, “o principal diferencial em relação ao antigo plano é a previsão de obras entre o trevo e o pórtico, pois o anterior contemplava a duplicação apenas até a Junção”. Conforme Branco, a duplicação é uma obra estruturante, que auxiliará na retirada do fluxo de veículos leves da BR-392. “Quando a duplicação estiver concluída, vamos destravar o trânsito da cidade do Rio Grande como um todo”, sublinhou o prefeito.

(Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)