Em entrevista ao Site Edson Costa Repórter na noite desta terça-feira (13), o presidente da Santa Casa de Rio Grande, Renato Menezes da Silveira, anunciou a contratação de um escritório especializado em arquitetura hospitalar. Uma das primeiras missões será a elaboração do projeto de implantação de trinta leitos psiquiátricos em espaço do Hospital Geral do complexo. A decisão de transferir o atendimento de psiquiatria para o prédio da zona central tinha sido tomada semanas atrás pela direção da Santa Casa. Renato da Silveira disse que as intervenções psiquiátricas já estão ocorrendo através do Sistema de Gerenciamento de Internações– Gerint. O sistema registra a solicitação, regulação e confirmação das internações hospitalares na rede pública. Por enquanto, segundo Menezes, esta foi a única mudança implantada no Hospital Vicença Maria da Fontoura, que segue funcionando no prédio da Avenida Portugal.

A contratação do serviço de arquitetura hospitalar para elaborar o projeto de reestruturação do Psiquiátrico dentro do Hospital Geral vai acontecer já na semana que vem, quando o presidente estará de volta a Rio Grande. Ele falou hoje ao Site Edson Costa Repórter direto de Porto Alegre, onde se encontra resolvendo esta e outras questões ligadas ao complexo hospitalar Santa Casa. Trata-se, segundo ele, de profissional com larga experiência em grandes hospitais gaúchos, como o Mãe de Deus, a Santa Casa de Porto Alegre e o Hospital Moinhos de Vento, também da Capital. Os contatos ainda estão sendo concluídos entre os três grandes escritórios de arquitetura hospitalar do Rio Grande do Sul contatados. “Na semana que vem pretendemos bater o martelo para dar início imediatamente ao projeto”.

Após a definição da logística com a feitura e aprovação do projeto, a contar de agora deverão transcorrer seis meses até a transferência em definitivo dos leitos de atendimento psiquiátrico para a nova logística a ser montada no Hospital Geral. “Por enquanto, as ações irão continuar no Hospital Psiquiátrico”, reforçou. A única mudança já em curso é a nova forma de regulação dos serviços de atendimento através do Gerint. O presidente da Santa Casa disse que a definição do espaço físico a ser ocupado pelos trinta leitos psiquiátricos contará com o que há de mais moderno e seguro, de acordo com as leis reguladoras do atendimento em saúde mental no país. “Estamos pensando e dimensionando a Santa Casa como um todo, pois o hospital é muito grande e serve à cidade de Rio Grande e a uma região formada por mais de vinte municípios”. Segundo o presidente, não está sendo feito um trabalho temporário de gestão. “É um projeto com benefícios em longo prazo para a Santa Casa e a comunidade”.

(Foto: Site ECR)