Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais– Apae de Rio Grande trazem uma abordagem bastante criativa e inusitada envolvendo vários aspectos das estações do ano, um trabalho que desperta o interesse em espaço do Praça Rio Grande Shopping. Trata-se da exposição de pintura em tela “As Quatro Estações”, trabalho produzido pelos alunos do Grupo de Convivência da Apae Rio Grande, sob a orientação do professor de Artes Max Ziemer. A exposição teve início no dia 6 deste mês e ficará aberta à visitação até 31 de agosto, na Praça de Alimentação do shopping.

A mostra está inserida na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece no período de 21 a 27 de agosto, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes. O professor Max Ziemer refere que o Grupo de Convivência da Apae é composto por usuários de idades variadas, trabalhando o fortalecimento de vínculos e a integração social, onde a arte tem presença bastante forte.  

Clique para ampliar

Além da direção, setores que atuam na psicologia e área social estão integrados na missão, com interface das atividades de educação física e artes, formando uma interação na coordenação e desenvolvimento da atividade inclusiva. O Praça Rio Grande Shopping, ao abrir o espaço, ressaltou que a iniciativa da Apae valoriza muito a criatividade e a integração social através da arte, elevando a autoestima e incentivando talentos. Pessoas que nos primeiros dias viram o trabalho ficaram encantadas. A direção do shopping chegou a lançar um apelo: “convidamos a comunidade a celebrar e se emocionar com o trabalho desses artistas tão especiais” 

Clique para ampliar

Clique para ampliar

GARANTIA DE DIREITOS 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas, segundo refere a Federação Nacional das Apaes.  “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse é o tema norteador da campanha de 2021 e aponta para o fato de que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, mas, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.  

Clique para ampliar

(Fotos: Divulgação)