O Hospital Universitário de Rio Grande– HU/Furg teve expressiva queda nas internações por Covid-19, segundo revela a superintendente Sandra Brandão. A redução já possibilita a retomada, na próxima segunda-feira (16) das atividades da Unidade de Clínica Cirúrgica, espaço que desde meados de dezembro do ano passado estava sendo utilizado como Enfermaria Covid-19, disponibilizando 20 leitos com suporte ventilatório. A medida, segundo a gestora, foi tomada com aprovação da Secretaria da Saúde do município. “Durante os nove meses em que recebemos os pacientes com o novo coronavírus, deixamos de realizar um grande número de cirurgias eletivas de várias especialidades. Essas pessoas estão precisando de atendimento, por isso, estamos retomando a Unidade de Clínica Cirúrgica”, referiu a superintendente. Com o atual momento da pandemia, é possível atender a demanda da doença somente no Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 do HU, que não está atingindo 50% de ocupação e possui condições de manter pacientes graves em ventilação mecânica, de forma temporária.  

O Hospital Universitário não tem capacidade física para expansão de seus leitos, necessitando adaptar os espaços existentes para atender os pacientes com Covid. Este ano, principalmente nos meses de abril e maio, o HU-Furg chegou a ter, por dia, mais de 30 pacientes internados com coronavírus e uma média de 14 intubados. Com as diminuições dos casos, em julho deste ano, a UTI Adulto do HU, que por quatro meses recebeu exclusivamente pacientes de Covid-19, voltou a atender o público em geral. Agora, com a continuidade na queda das internações pelo vírus, foi possível encerrar as atividades da Enfermaria Covid-19, que registrou taxa zero de ocupação. Na manhã desta sexta-feira (13), o HU tinha apenas um paciente internado no SPA Covid-19. Durante o fim de semana, as equipes do hospital trabalharão na limpeza, desinfecção e adequação do espaço para retomar as atividades da Unidade de Clínica Cirúrgica.   

CAUTELA PERMANECE 

O Hospital Universitário segue disponibilizando outros leitos para atendimento exclusivo Covid-19. São quatro na UTI Pediátrica, três na Enfermaria Pediátrica, um na UTI Neonatal, dois na Maternidade e seis no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Covid-19, onde também há duas salas de emergência, com suporte intensivo, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Além dos leitos exclusivos para Covid-19, o HU tem leitos de isolamento em todas as unidades de internação, que podem ser utilizados para atender pacientes com o novo coronavírus.   

(Foto: Site ECR)