O Centro de Convívio dos Meninos do Mar– CCMar completa nesta sexta-feira (20) seu 13º aniversário, uma data festiva compartilhada com a Universidade Federal do Rio Grande– Furg, que chega aos 52 anos 

LEIA MAIS 

O CCMar divide com a universidade outras características de origem. Ambos mantêm sua estrutura escolar com espaços voltados ao desenvolvimento de ações educativas e cursos pré-profissionalizantes. “Desta forma, buscamos transferir conhecimento à sociedade, atendendo suas demandas com a realização de ações que contribuem para o desenvolvimento da região”, ressaltou nota da instituição. O Centro desenvolve estratégias e metodologias de intervenção social junto às áreas menos assistidas da população, rompendo com os modos de vida que caracterizam a desigualdade. O CCMar promove a inclusão dos mais carentes, o que conferiu grande reconhecimento nacional ao organismo, principalmente por seus cursos voltados a estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade nas áreas social, econômica e ambiental. Atua fortemente nas comunidades de Rio Grande e São José do Norte. O cumprimento de sua missão inclusiva, ofertando diversos cursos, contempla a vocação regional para ações no ecossistema costeiro. O CCMar tem foco voltado à mentalidade marítima e à inserção do adolescente no mundo do trabalho.

As aulas acontecem no prédio erguido às margens da Lagoa dos Patos (foto) e abordam temas como educação náutica e construção naval. “Almejamos fomentar o encaminhamento desses adolescentes para uma participação social com uma inserção crítica, solidária e fraterna em suas atuações, principalmente no que tange às suas relações com o mundo do trabalho, resgatando com isso a dignidade enquanto indivíduos e cidadãos com maior aporte de recursos para o enfrentamento dos riscos sociais, econômicos e ambientais a que são submetidos”, ressaltou o diretor do CCMar, professor Lauro Barcellos.

CURSOS

A cada semestre, a programação de cursos é oferecida de acordo com a demanda e as possibilidades de financiamento para cada um deles. Entre os cursos desenvolvidos pelo CCMar estão auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, construção naval, costuraria, culinária, educação náutica, informática fundamental, música, movelaria, panificação e confeitaria, além de práticas de agricultura e meio ambiente. São atendidos 300 alunos anualmente, em 28 cursos por ano, oferecidos semestralmente no período da tarde, de segunda a sexta-feira. O processo de formação integral totaliza uma carga horária total de 240 horas – divididas em 160 horas de teorias e práticas profissionalizantes e 80 horas de disciplinas complementares com ênfase em desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Os candidatos são selecionados pelo corpo técnico da Furg, vinculado à ação social da universidade.

(Foto: Divulgação/CCMar)