A falta de energia elétrica por algumas horas na área da Unidade de Saúde Dra. Rita Lobato, no Centro do Rio Grande, motivou no final da tarde desta segunda-feira (23) a liberação de uma nota explicativa pela autoridade municipal em Saúde. “Houve prejuízo no atendimento à população que se dirigiu ao local para receber a vacina contra a Covid-19 apenas em relação ao horário de início da aplicação das doses. Os imunizantes que estavam em um refrigerador na Unidade, durante a falta de energia, foram substituídos”, registra a pasta local da Saúde.

Ainda pela manhã, com o retorno da energia elétrica, o atendimento foi normalizado com novas doses, apontou a autoridade. “A falta de energia provocou a elevação da temperatura do refrigerador acima do recomendável, isto é, de 4 a 8 graus centígrados. Até o momento, não há diagnóstico sobre a inutilização das doses substituídas”.
A Secretaria esclarece que, em situações como essa, a recomendação é recolher as doses para o setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal e enviar comunicado com a descrição do ocorrido para a Central de Imunizantes do Governo do Estado, a fim de que seja feita avaliação. Até que venha a definição, as vacinas são consideradas sob suspeita e ficam acondicionadas na câmara fria da Vigilância.

(Imagem: Divulgação)