O Posto Médico Legal– PML de Rio Grande confirmou na noite deste sábado (4) ao Site Edson Costa Repórter que não está sendo possível, apesar de todos os esforços, localizar familiares de um homem cujo corpo (foto) foi encontrado na zona central da cidade.

SAIBA MAIS 

Segundo Vera Cunha, servidora administrativa do Instituto Geral de Perícias– IGP, o corpo foi encontrado ontem (3) no pátio de uma casa semiabandonada na Rua Senador Corrêa, zona central de Rio Grande e recolhido pelas autoridades ao PML. Acontece que a câmara fria está estragada e o estado do corpo preocupa demais, devido à adiantada decomposição, o que amplia a gravidade da situação. Nenhum familiar se apresentou para fazer a identificação, o que é determinante para a sequência das formalidades legais e de sepultamento. “Em tais condições, o cadáver está se decompondo rapidamente”, conforme a servidora e, segundo informou também, a autoridade policial não associou o caso a uma situação concreta de desaparecimento de pessoa com tais características. Ainda conforme Vera Cunha é possível que a idade do homem esteja entre 20 e 40 anos. A altura é de 1,65, cabelo preto escuro e com 67 quilos. Não há tatuagens no corpo da vítima. Na jaqueta azul marinho com listra vermelha usada constam “Joel” e também “J. Manutenção”, além de estar com uma calça jeans e botas da cor marrom. Quem desejar fazer o reconhecimento deve comparecer ao Posto Médico Legal, ao lado da funerária existente no prédio do complexo do Hospital Santa Casa, em frente à Praça Barão de São José do Norte.  

ATUALIZAÇÃO 

Em nota assinada pela coordenadora de Comunicação do Instituto Geral de Perícias– IGP, Angélica Coronel, no início da noite desta sexta-feira (10) o órgão apresentou posição sobre o cadáver que na semana passada foi levado ao Posto Médico Legal de Rio Grande em adiantado estado de decomposição. O corpo ainda não foi identificado. O Comunicado tem o seguinte teor: “”Não procede a informação de que um corpo, recolhido pelo Posto de Criminalística do IGP de Rio Grande a 6a feira à noite, está em decomposição por causa da falta de uma câmara fria no Posto Médico-Legal do município. O corpo já chegou ao PML em avançado estado de decomposição. No sábado, passou pelos procedimentos de identificação e necropsia e no domingo pela manhã foi levado ao Posto Médico-Legal de Pelotas, onde está armazenado em temperatura adequada. Este tipo de procedimento é normal e não causou prejuízos à vítima.

O corpo, ainda não identificado, pertence a uma pessoa do sexo masculino, branco, com idade entre 20 e 40 anos, cabelo preto e curto. Pesa 67 kg, mede 1,65m, e não tem tatuagens. Veste uma jaqueta azul-escuro com as inscrições “JOEL” na região peitoral esquerda e “J.MANUTENÇÂO” na lateral da manga esquerda.
Conforme a Instrução Normativa 01/2019, se o corpo não for reclamado por familiares, a inumação (sepultamento) só poderá ser realizada após 15 dias. Durante a necropsia, foram recolhidas amostras de material genético da vítima, que serão inseridas no Banco de Perfis Genéticos do IGP para futura comparação, caso algum familiar se apresente. O conserto da câmara fria do Posto Médico-legal de Rio Grande já foi solicitado e está em tramitação.”

(Foto: PML/RG)