Uma “Machadinha de Abordagem”, utilizada no período da Guerra do Paraguai, foi entregue ao comando do 5º Distrito Naval, sediado em Rio Grande.  

A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pelo órgão militar. A machadinha foi recebida como doação pelo comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Sílvio Luís dos Santos (foto). Quem doou a machadinha foi Ricardo José Gomes Henriques, que segundo o DN é profundo admirador e conhecedor da história naval.

“A Machadinha de Abordagem era um equipamento usado pelos marinheiros e tinha dupla função: como ferramenta, pois servia para se desfazer rapidamente de parte dos cabos e mastros de uma embarcação, quando danificados pelo fogo inimigo; e como arma, por ocasião da luta corpo a corpo no convés, com a tripulação oponente”, refere o Distrito Naval sediado em Rio Grande. “Trata-se de uma relíquia da gloriosa história da nossa Marinha, que ficará em exposição permanente no Panteão do Patrono da Marinha do Brasil e herói da Pátria, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré”, referiu o comandante.

(Fotonew/Divulgação/5º DN)