O projeto executivo de duplicação da ERS-734, em Rio Grande, foi apresentado nesta segunda-feira (7) pelo governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A apresentação, com a presença do governador Eduardo Leite, foi no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O prefeito Fábio Branco (MDB) esteve na apresentação, ao lado de outras autoridades, como o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima.
RELEMBRE
Em 2020, o governador Leite solicitou que o projeto em andamento para duplicação da rodovia fosse refeito. Inicialmente, estava prevista a duplicação de cinco quilômetros da ERS-734, especificamente na via que dá acesso à zona urbana de Rio Grande. No entanto, são 6,5 quilômetros desde o entroncamento com a BR-392 até o pórtico de acesso à cidade.
“O acesso a Rio Grande consiste no que deve ser uma avenida estruturada para que as pessoas acessem a zona urbana e o centro da cidade. Tomamos a decisão de refazer o projeto para contemplar todo o trecho do acesso, os 6,5 quilômetros do pórtico até o entroncamento com a BR-392. Além disso, o projeto contempla ciclovia e iluminação”, enfatizou Eduardo Leite.
A partir da conclusão do projeto, a obra deverá ser licitada. Planeja o governo, após a sua conclusão, municipalizar a ERS-734. “Com a conclusão do projeto, o Estado tem condições de colocar esta obra dentro do plano de investimentos que está sendo estruturado. O investimento de cerca de R$ 50 milhões, além de reestruturar o acesso à cidade, aliviará o tráfego da BR- 392”, explicou Leite.
Diante dos problemas de tráfego na ERS-734, os motoristas acabam optando por seguir pela BR-392, que deveria ser utilizada prioritariamente por caminhões, em função do acesso ao porto marítimo de Rio Grande. “Trata-se de uma obra esperada há décadas na região Sul, que vai impulsionar o desenvolvimento por meio dessas melhorias que serão trazidas a esse município tão importante para o Estado”, disse o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem– Daer, Luciano Faustino.
Também estiveram na apresentação do projeto os secretários Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Juvir Costella (Logística e Transportes), assim com o deputado federal Daniel Trzeciak e representantes da Magna Engenharia, empresa contratada para elaborar o projeto.
Segundo o prefeito Fábio Branco, “o principal diferencial em relação ao antigo plano é a previsão de obras entre o trevo e o pórtico, pois o anterior contemplava a duplicação apenas até a Junção”. Conforme Branco, a duplicação é uma obra estruturante, que auxiliará na retirada do fluxo de veículos leves da BR-392. “Quando a duplicação estiver concluída, vamos destravar o trânsito da cidade do Rio Grande como um todo”, sublinhou o prefeito.
(Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)
A conclusão desta óbra vai destravar de vez este acesso ao centro da cidade, vai colocar Rio Grande em outro patamar de desenvolvimento, finalmente temos uma administração desenvolvimentista. Parabéns prefeito Fábio Branco.