Mais duas denúncias de nepotismo chegaram à justiça através de uma Ação Popular ajuizada contra o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, acusado de empregar familiares de vereadores que integram a base de sustentação do governo do PT na Câmara Municipal.
Com os novos casos denunciados na ação que passou a tramitar horas atrás na 2ª Vara Cível da comarca local, em poucos dias sobe para quatro o número de vereadores implicados em ‘nepotismo cruzado’, tendo como principal acusado o prefeito, já que as nomeações para os cargos de confiança foram feitas por Lindenmeyer.
Agora, na Ação Popular apresentada pelo advogado Deivid Moraes Mendes, o prefeito é acusado de favorecer os vereadores Benito “Metalúrgico” Gonçalves e Luciano Gonçalves, ambos do PT. Antes, a vereadora Denise Rodrigues Marques, também do PT, e André Moraes de Sá (‘Batatinha’) ex-integrante do PT e atualmente pertencente ao PSD, tiveram seus nomes envolvidos em outras ações, por terem familiares nomeados por Alexandre Lindenmeyer para cargos na prefeitura. A ação aponta e junta provas de que a esposa de Benito “Metalúrgico”, Marilu Goulart da Silva e a esposa do vereador Luciano, Liziane de Lima, ocupam cargos na prefeitura pelo regime “extraquadro”, de livre nomeação do prefeito.
O advogado denunciante juntou provas do parentesco para anexar à Ação Popular formalizada, bem como comprovação dos cargos ocupados por cada familiar dos parlamentares integrantes do partido governista. Cada uma das detentoras dos cargos públicos ganha na prefeitura o salário mensal de R$ 3.605,56, segundo informou na ação o advogado. O Portal da Transparência da prefeitura confirma que as duas pessoas apontadas foram nomeadas “extraquadro” pelo chefe do executivo.
TUTELA ANTECIPADA
Deivid Moraes Mendes pede a antecipação dos efeitos da sentença condenatória à justiça, entendendo que a nomeação de “cônjuges/companheiras” de vereadores esbarra no texto da Constituição Federal e da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal– STF, que veda tal prática, conhecida como nepotismo cruzado. “O ato praticado pelo chefe do Poder Executivo Municipal é lesivo ao erário, considerando que fere a moralidade administrativa, realizando gastos públicos em dissonância com o Princípio da Legalidade”, cita o texto da Ação Popular.
Foi solicitado que a justiça expeça ordem ao prefeito para exonerar as duas detentoras das funções de confiança e que sejam ressarcidos aos cofres públicos o que já foi pago durante a ocupação dos cargos. Enquanto permanecerem nas funções “o patrimônio público continuará sendo lesado, pois os atos de nomeações estão eivados de ilegalidade”, colocou o autor da ação. Com tal fundamentação é que o advogado pede a concessão de medida liminar para suspensão dos atos de nomeação, abstendo-se o prefeito de realizar qualquer outro pagamento às nomeadas.
Nas ações anteriores, o prefeito foi acusado de nomear três familiares dos vereadores André “Batatinha” e Denise Rodrigues Marques. Instados pelo Site, até o momento, o prefeito e os vereadores mencionados nas ações não apresentaram manifestação.
(Foto: Wilson Fonseca)
É o HU, que tinha sua unidade de convênios e o DR cosin acabou? Alguém lembra disso ou sabe o que aconteceu com o ex reitor? Perguntem a ele como foi a hospitalização do pai dele lá no HU quando ele era reitor. Para a população o SUS, para os parentes do rei as mordomias.
Muito obrigado pela valiosa participação no Site, Ivaldir. Participe sempre!.
O que me indigna é detonarem tudo e principalmente o povo, real mantenedor, de tudo e todos que deveriam ter consciência de trabalhar com afinco pelo por si próprio o e pela cidade. Depois de passados anos de tripudiação, ai não devem mais serem responsabilizados.
Mas, teriam o dever de no mínimo manter o que sempre existiu, como a STA CASA.
AGORA, O QUE ME INVOCA É: E AS VIDAS PREJUDICADAS, QUE SE AMOLEM, PORQUE ESTAVAM NO TEMPO E NA HORA NO LUGAR ERRADO??
NÃO EXISTE RESPONSABILIDADE DE NÍNGUÉM, NESSA SITUAÇÃO???
É INACREDITÁVEL E CÔMODO, ONDE FAZEM O QUE QUEREM, MAS NADA QUE VENHA DE ENCONTRO AS ANGÚSTIAS DAS PESSOAS, APLICAM QUE O TEMPO CURA TUDO.
VAI CURAR VIDAS MUTILADAS E VIDAS SE PERDENDO ÀS PILHAS, BEM CÔMODO, NÉ???( SÓ PRA QUEM NÃO TEVE FAMÍLIA DETONADA POR TANTA TRIPUDIAÇÃO) PRA VER AS COISAS TÃO BRANDAS MEESMO.
ME DESCULPEM. MAS É INACREDITÁVEL!!!
POR ISSO QUE SEMPRE FIZERAM E VÃO CONTINUAR FAZENDO. OS TEMPOS MUDAM, A MODERNIDADE ESTÁ AI. MAS, NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER COBRADOS,NÃO É VERDADE???
TEMOS QUE REZAR PRA NÃO ADOECER E ESTARMOS NA HORA ERRADA BEM NO TEMPO QUE DESTRUIREM LITERALMENTE E, PRINCIPALMENTE, ENTIDADES DE SAÚDE. QUE SÃO ENTIDADES PRA DAR ASSISTÊNCIA A SAÚDE, AOMAIOR BEM DA HUMANIDADE. PORQUE NÃO TEMOS RESPALDO ALGUM E TEMOS MAIS QUE ESTAR A MOSTRA PRA O MOMENTO QUE CHEGAR NOSSA HORA, NÉ??
PARABÉNS, RIO GRANDE!!!
PERFEITA A COMODIDADE, NÉ??
RESUMINDO, ENTÃO, TEMOS DE SER ESCRAVOS DE NÓS MESMO, NÉ??
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏…!!!
Um desabafo perfeitamente compreensível, Marga. Lamenta-se que as coisas por aqui tenham atingido um nível tão desalentador. Precisamos acreditar que um dia sairemos deste profundo poço de crise moral Abraço!
Será que uma pessoa, uma vez eleita pelo voto popular, está acima da lei? Não é possível que para o cidadão comum e honesto não exista lei! Esses caras estão acima da lei baseado em quê? Porque Ministério Público, Promotoria, etc… SÃO tão CONIVENTES com esse tipo de gente? Ao povo resta só pagar impostos? É MUITO TRISTE VER UMA PESSOA EM QUEM A POPULAÇÃO DEPOSITOU TOTAL CONFIANÇA FAZER, NITIDAMENTE USO DE SEU PODER DO VOTO EM DETRIMENTO DE SEU ELEITORADO. PORQUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS NÃO COBRAM NADA. SÓ DEIXAM ACONTECER PARA DEPOIS DIZER: ” PREFEITO DO RIO GRANDE “ERA” UM FALCATRUA “, ASSIM COMO FIZERAM COM AS OBRAS DA COPA, POR EXEMPLO, PORQUÊ? SERÁ QUE ESSE PAÍS É TÃO RICO QUE SÓ POR SER AUTORIDADE PÚBLICA NÃO MERECEM PUNIÇÃO? ATÉ QUANDO? MUITO TRISTE VER RIO GRANDE MAIS UMA VEZ USAR SEU POVO PARA PALANQUE POLÍTICO, SEM RESPALDO ALGUM. RESPEITO É UMA PALAVRA QUE SR PREFEITO E SEUS “CUMPARSAS ” REALMENTE DESCONHECEM. NOS OLHOS DELE SÓ TEM UMA VISÃO: $$$$$
Agradecido pela participação no Site, Mara Rubia!
Nossa cidade está sendo mal administrada
Onde o PT passa é um rastro de destruição
Vergonha
Agradecido pela manifestação no Site, Sandra!
Não adianta jogar mais pedra no prefeito, pq ninguém é santo.
Santa sou eu que acredito que existia santo!
Mas a vida que segue, e 2020 está próximo.
É não reeleger ninguém.
Basta saber se o povo quer viver sem sujeira!!
Muito movimentada nossa cidade, noticias acerca da Santa Casa,vereador, prefeito, infelizmente
nenhuma notícia boa. Que fazer? Batalhar pela mudança,desejando que detentores de cargos públicos e gestores de serviços a comunidade tenham o desejo sincero de trabalhar pelo bem comum.
Sim, Vera!! Rio Grande está cercada de problemas por todos os lados. A população nunca assistiu tantas irregularidades e escândalos como ultimamente.