A direção da Santa Casa de Rio Grande caminha no fio da navalha na tentativa de entregar a gestão do hospital a uma empresa paranaense com processos na justiça e posta em suspeição perante o Ministério Público. Após reunião que escolheu a empresa GV Consulting para realizar a gestão do hospital, as reações contrárias foram imediatas. Ontem, sindicalistas da área da saúde manifestaram estranheza ao promotor Érico Rezende Russo, durante audiência. Nesta sexta-feira (05) a empresa Ocean Saúde, com sede em São Paulo, emitiu Nota Oficial lamentando a postura da direção da Santa Casa.
A Ocean esteve vários dias em Rio Grande, levantando a situação e apresentou proposta para gestão do hospital, protocolada junto à presidência da entidade e no Ministério Público. Na nota, o presidente da Ocean Saúde, médico Gilberto Pontes Belo manifestou “total estranheza a respeito da decisão do Hospital Santa Casa de optar por empresa de consultoria e não por empresa de gestão, para trabalhar na recuperação da entidade”.
QUADRO CAÓTICO
O texto refere que a estranheza tem diferentes motivações, mas a principal delas é em função do quadro caótico instalado na Santa Casa, cuja reversão passa necessariamente pela tomada de decisão acertada. “O que nos deixa preocupados, ainda, é o fato da Ocean Saúde não ter participado com sua proposta do processo de escolha pela comissão encarregada da missão”. Segundo Gilberto Pontes, a proposta de sua empresa foi protocolada junto à direção da Associação de Caridade Santa Casa e no Ministério Público Estadual, em Rio Grande. Os protocolos foram formalizados e as anotações de recebimento entregues ao Departamento Jurídico da Ocean para as providências. “Diante da inusitada e inadmissível situação, a empresa Ocean decidiu levar o fato ao conhecimento das autoridades de diferentes esferas no RS e ao Ministério da Saúde”, cita a nota.
Segundo o presidente da empresa especializada em gestão de saúde, serão exigidos esclarecimentos sobre todas as etapas do processo de escolha. “A situação é vista com grande inquietação por todos nós e não abrimos mão de ver tudo devidamente apurado por quem de direito, de forma que seja garantida total transparência à sociedade rio-grandina e gaúcha acerca dos fatos”, finaliza a nota assinada pelo médico Gilberto Pontes Belo.
SEGUNDA-FEIRA TENSA
Há grande expectativa em torno da reunião que pretende consolidar a contratação da empresa GV Consulting, do estado do Paraná, para gerir a Santa Casa em crise. O presidente do hospital, bispo emérito Dom José Mário Stroeher, marcou para a próxima segunda-feira, às 18 horas, o encontro para anunciar a empresa previamente escolhida e buscar apoio à efetivação da GV Consulting. Os convites assinados pelo presidente Mário Stroeher foram encaminhados via ofício, referindo que na ocasião serão lidas atas anteriores.
O que está convulsionando setores que não desejam a permanência dos atuais dirigentes da Santa Casa é que o convite menciona “discussão sobre o contrato a ser firmado entre a empresa GV Consulting e a Santa Casa”. A redação sugere que a escolha já está sacramentada. Agora, um grupo faz articulação para evitar que a reunião avalize a decisão, tentando reverter a contratação da empresa paranaense. O que convulsiona o hospital é a iminente continuidade dos atuais dirigentes, numa gestão compartilhada com a GV Consulting.
Obrigada a vc por não desistir.do caso Sta casa,até porque ela só está aberta para reprodução de Ratazanas,,para quem precisa mesmo não há atendimento!! Gratidão Edson Costa abraço!
Muito obrigado pela mensagem de estímulo, Ieda! A Santa Casa precisa ser devolvida à sociedade rio-grandina e ao sul gaúcho. Rio Grande precisa de transparência. É o que tenho tentado fazer, especialmente em relação a temas como o da saúde pública, de vital importância a cada um e todos. A luta é nossa. Muito obrigado. Abraço!
Vai continuar a palhaçada.
Quem é esse ex- bispo, que se fantasiou de sair da Presidência e nunca se afastou, pra fazer escolha e ainda querer manter a corja que está pagando dobrsdo muitas coisss, só não fazem isso com o salários de quem reslmente trabalha, os funcionários. Vai continuar sendo mascarada a situação da STA CASA, NÀO VAI TERCDINHEIRO QUE CHEGUE, JAAMAIS.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE PRECISA TER CONSCIÊNCIA DAS VERBAS DESTINADAS À STA CASA. ALGUM ÓRGÃO DE FUNDAMENTO PRECISA TER CONSCIÊNCIA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM RIO GRANDE-RS COM NOSSO BEM MAIOR, A STA CASA.
É O CÚMULO ESSA ADMINISTRAÇÃO COMPARTILHADA.
É RIDÍCULO O MP PERMITIR TAMANHA PALHAÇADA!!!
Penso que a Santa Casa precisa, urgentemente, de uma gestão. Não há gestores hospitalares numa entidade com mais de 180 anos. Incrível, Marga!
Mais que absurdo é esse?
Gestão compartilhada para não tirarem a sujeira de baixo do tapete.
Essa empresa tem processos?
Cadê a idoneidade que o MP tanto precisava para concordar com qualquer situação na Santa Casa?
Tua palavra expressa tudo, Renata: absurdo.
O que ocorre dentro da Santa Casa é algo de muito “podre”, pois as empresas e “pessoas ” coitadas por essa ADMINISTRA não deixam dúvidas. O mais triste dessa história é que quase 200 anos de uma instituição que funcionava É UM CRIME e esse envolve PREFEITO É MINISTÉRIO PÚBLICO. Isso é muito grave. TEM FALCATRUA É MUUUIT O GRANDE ALI. Só não vê quem não quer, pois esses estão blindados por pessoas de muitos interesses nessa SACANAGEM. A imprensa está cercada pela Prefeitura ( Rádio Riograndina está dominada pelo PT, rádio Gaúcha tem a cidade do Rio Grande como um dos fortes clientes, Jornal do Almoço (RBS) com patrocínio da cidade), enfim RIO GRANDE só conta mesmo com DEUS! Felizmente existem pessoas que fazem a diferença e uma DESSAS pessoas é você ÉDSON COSTA. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho. Prestação de serviço de alto nível. Deus o abençoe muito! Forte abraço!
Rio Grande é sustentada por Deus, mesmo, tamanha a desgraça praticada por pessoas sem o mínimo de comprometimento com as pessoas. Quando não há preocupação com a vida, tudo está errado, amiga. Vou continuar trabalhando por Rio Grande, esperando que as ditas “autoridades” também façam a parte que lhes cabe. Abraço, amiga!
Parabéns, EDSON COSTA, você é espetacular nas suas reportagens!!!
Agradecido pelo estímulo à tarefa do jornalismo de linha de frente, Marga! A Santa Casa precisa de cada um e de todos. Abraço!
O que está acontecendo na Santa Casa? A cada dia que passa parece que a situaçăo fica mais critica. As soluções encontradas “afundam” ainda mais o hospital. Ninguém da direçâo tem bom senso e desejo de acertar?
Uma preocupação que só aumenta, Vera Lucia. O hospital está desgovernado, o que afeta seriamente a qualidade do atendimento. Os dados sobre desatenção à saúde por parte do hospital são alarmantes. Falta só alguma autoridade querer ajudar.
A pergunta é: quem lucra com o quê? Intervenção Federal imediata em Rio Grande. Algo de muito podre esta embaixo de um tapete tão lindo!
Concordo que é emergencial apurar a situação da Santa Casa em apuros, Magda. É preciso radiografar a entidade, identificar os (i)responsáveis e, sendo o caso, puni-los de acordo com o que foi praticado contra a saúde da população. Abraço!