Os doentes socorridos através das unidades do SAMU em Rio Grande poderão ser levados para atendimento na cidade de Pelotas. A possibilidade foi aventada nesta quarta-feira (28) pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, do PT, em reunião fechada com vereadores na sede do legislativo. Da reunião participaram também o secretário de Saúde, Maicon de Barros Lemos e o presidente da Santa Casa, bispo emérito Dom José Mário Stroeher.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
A crise na Santa Casa começou em abril de 2015 com a intervenção feita pela prefeitura no hospital que atende 23 municípios da região sul gaúcha.
Na reunião de hoje, Lindenmeyer anunciou querer que o assunto da Santa Casa de Rio Grande seja encaminhado ao governador Eduardo Leite, do PSDB. Na reunião, cercada por grande expectativa de uma proposta concreta para o hospital, o prefeito anunciou apenas que pretende o agendamento de uma audiência com o governador. “A expectativa é que vereadores, deputados e prefeitos da região sensibilizem o governo gaúcho para que, por meio do Banrisul, firme a pactuação pretendida pela Santa Casa”, explicou.
Sem mencionarem exatamente os valores, o prefeito e a direção da Santa Casa querem mais recursos do governo gaúcho, mesmo com os repasses estando em dia por parte do estado. A alegação do prefeito petista para o hospital de Rio Grande receber recursos via Banrisul é que a Santa Casa de Pelotas teve tal oportunidade. Conforme o prefeito, “isto garantiria o funcionamento do hospital”. O documento idealizado pelo prefeito foi entregue aos vereadores na reunião, sob a justificativa que o Banrisul deve liberar empréstimo emergencial para aliviar a situação da Santa Casa. Mesmo reconhecendo a existência de outros elevados empréstimos feitos pela Santa Casa nos últimos meses, Lindenmeyer insiste que a solução do problema deve vir do governo estadual através do Banrisul.
DESESPERADOR
Alexandre Lindenmeyer disse que há uma preocupação da gestão municipal do Sistema Único de Saúde– SUS pela interdição e desabilitação de serviços hospitalares no município. Usando o mesmo discurso que embasou a intervenção da prefeitura na Santa Casa em 2015, Lindenmeyer voltou a afirmar que “a Santa Casa de Rio Grande apresenta todas as especialidades de Alta Complexidade do SUS, o que é motivo de interesse de várias instituições hospitalares do estado”. O prefeito tenta justificar que, “caso haja a migração destas credenciais para outras cidades, Rio Grande seria um município referenciado, mas não possuiria nenhum serviço especializado, tornando-se necessário, inclusive, levar pacientes atendidos pelo SAMU para o Pronto Socorro Regional em Pelotas”. O governador Eduardo Leite ainda não foi comunicado da intenção do prefeito de Rio Grande.
(Foto: Divulgação-PMRG)
Fico me perguntando, porque as igrejas católicas não pagam impostos sendo que suas igrejas são repletas em ouro e seus hospitais estão sempre na miséria. Aí vejo um post dizendo que é culpa do governo, não que eu seja a favor da atual administração municipal. Mas sendo imparcial, a prefeitura tentou reerguer a Santa Casa, mas os altos salários dos médicos que poucos sabem, além de receberem o salário base exorbitante ainda recebem adicionais por cirurgias e atendimentos de urgência, e a igreja continua rica sem pagar impostos. Não haverá governo que consiga sustentar médicos e suas regalias, nem igrejas milionárias que não usam seus bens em prol do povo.
É inacreditável!!
Fez a intervenção famigerada e irresponsável tirando o Estado da jogada, acreditando que tinha como dar conta.
Detonou tuudo, deixou esses anos todos de vidas inocentes se perdendo ou sendo mutiladas.
Agora que aparece pq muuito tempo perguntava-se onde andava o prefeito enquanto a situação do complexo estava em momentos de caos geral.
Agora volta tomar a frente, bem como sempre dissemos, nas vésperas de eleições irá aparecer pra se mostrar empenhado em resolver o problema.
Deus queira o GOVERNADOR COLOQUE ELE A CORRER, NO MESMO DESCASO COMO TEVE COM O POVO, QUANDO CHAMADO CONFORME SUA AGENDA PRA AS AUDIÊNCIAS DA STA CASA E NEM TOMAVA CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO ABSURDA QUE O POVO E FUNCIONÁRIOS VÊM VIVENDO DESDE A INTERVENÇÃO QUE PROVOCOU TAMANHO CAOS E TRIPUDIAÇÃO COM A CARA DO POVO RIOGRANDINO.
E AGORA QUANDO SE FALA OS DETALHES DESSA SITUAÇÃO USAM DA DISSIMULAÇÃO QUE NÃO ADIANTA FICAR RECLAMANDO TÊM DE SE UNIR PRA RESOLVER.
SE UNIR FOSSE VERDADE, NADA DESSA SITUAÇÃO TERIA ACONTECIDO A TAMANHO GRAU DE DESMONTE DO COMPLEXO. TERIA SE JUNTADO AO POVO NAS AUDIÊNCIAS PRA JUNTOS RESOLVERMOS A SITUAÇÃO.
AGORA, DEPOIS DE OITO ANOS PRATICAMENTE VOLTA AO CENÁRIO DEPOIS QUE SAIU FORA E DEIXOU A STA CASA EM TAMANHO DESMANDO.
MAS, DÁ PRA ACREDITAR QUE QUANDO SE FAZ APARECER E SE FAZER EMPENHADO EM RESOLVER A SITUAÇÃO DEPOIS DE ANOS DE DISLEIXO, ESTÁ PREOCUPADO MEESMO COM A STA CASA PRO POVO??
NAADA MAIS É DO QUE APENAS SEU FOCO POLÍTICO O FAZ SE MOVIMENTAR.
TANTO QUE SÓ AGORA NAS VÉSPERAS DE ANO ELEITORAL COMEÇA A MOSTRAR INTERESSE.
MAS, NÃO É INTERESSE PRA RESOLVER, ISSO É O QUE MENOS IMPORTA.
É SO DISSIMULAÇÃO PRA NÃO FICAR TÃO RIDÍCULA A SITUAÇÃO DE SUA DITA “GESTÃO”.
PORQUE A STA CASA É O CARRO CHEFE DESTE DESGOVERNO QUE DETONOU O COMPLEXO.
NENHUM POLÍTICO PRECISOU USAR DO COMPLEXO STA CASA DE RIO GRANDE-RS PARA CONSEGUIR SE ELEGER OU SE REELEGER.
E SÓ QUEM FICOU LITERALMENTE SOFRENDO COM TODO ESSE CAOS É SOMENTE O POVO.
QUE AINDA VAI PAGAR ESSA CONTA.
JUSTIÇA SENDO INJUSTA, TÃO LOGO PRA QUEM TANTO TRABALHA PRA MANTER TODO O SISTEMA QUE DESTRÓI A SI MESMO, O POVO!!
É INACREDITÁVEL ESSA SITUAÇÃO VIVIDA EM RIO GRANDE-RS.
PARECE ATÉ QUE NEM VIVEMOS OU SOMOS PARTE DESSE PAÍS.
NAADA VEM DE ENCONTRO A HAVER TRANSPARÊNCIA OU JUSTIÇA PRO POVO RIOGRANDINO, POR PURA CONCHAVERÍA, TRIPUDIANDO DA NOSSA CARA.
GRATA EDSON POR SEU TRABALHO, ESTAMOS JUNTOS!!!
QUE TEMPO BEM ASCO VIVEMOS EM RIO GRANDE POR UMA GESTÃO DE TOTAL DESMANDO, ONDE O QUE CONTA SÃO INTERESSES DE MEIA DÚZIA SOMENTE.
E A DESCULPA É SÓ O ESTADO SER O MAIOR CULPADO DE TUDO.
BEM CÔMODO, NÃO??
ESPERAR MAIS O QUÊ, NÃO É MESMO??
GRATA EDSON, ME PERDOE, MAS A SITUAÇÃO STA CASA ME DÓI NA ALMA.
ABRAÇO.
Muito obrigado pela participação no Site, Marga!
Vamos pra cima do governo com panelas tampas faixas o que for precisamos cobrar o comprometimento que fez na campanha que iria resolver o problema da saúde. O leite tem que saber que o hospital de oncologia está sem medicação pra químio dos pacientes de câncer. Eu tive uma semana com meu tratamento parado a maquina da radio estVa estragada agora voltou É vidas se indo embora sem pelo menos a chance de tentar se curar .nem os bichos devem ser tratados com esse descaso quanto mais os humanos .por favor vao tragam o leite aqui no hospital mostre mas mostre a real situação fazem que ele veja as pessoas sofrendo morrendo e sem o tratamento eu quero ver se ele é tao desumano assim que nao vai fazer alguma coisa .fora o pronto socorro que esta pedindo socorro ja nao atende quase ninguém. Meu Deus façam alguma coisa a maioria das pessoas que estão doentes não tem convênio não tem dinheiro .está na fila da morte .façam alguma coisa pra Deus não cobrar de vocês amanhã
Lastimável sob todos os aspectos a situação instalada na Santa Casa, Magnólia. O desabafo que fazes revela bem a gravidade do quadro do hospital. É preciso solução, pois paliativos não servem mais. Participe sempre aqui no Site!
Magnólia Lopes você é mesmo de Rio Grande? Não parece pelo seu discurso. Bater panelas para o Governador? Pelo amor de Deus! O grupo Somos Todos Santa Casa só não foi parar no Fantástico PEDINDO socorro pela SANTA Casa porque o INCOMPETENTE do Prefeito cerceou toda a mídia local. Até o Giovanni Grizotti andou por aqui e por conta disso não pode fazer nada. Você tem noção do que é isso? O grande responsável pelo DESMONTE DA SANTA CASA chama-se AKEXANDRE LINDENMEYER. Com a Intervenção dele com apoio dos Promotores do Ministério Público Érico Russo e ZACCIA ALAN. Você sabia disso? Desde 2015 ELES só utilizam a Santa Casa para SACANEAR a Santa Casa e especialmente o administrador Rodolfo G. de Brito. A política toda é toda em função de arrecadar verbas doa a quem doer. Você está informada do que eles fizeram com a Funerária da Santa Casa? E você acha que tem gente demais morrendo? Com certeza você não acompanha as estatísticas dos óbitos de 1/4/2015 até hoje. ISSO É UMA INDÚSTRIA. O objetivo ali é que morram mesmo, ou você tem alguma dúvida, quando abrem mão de entrada de recursos? Eu torço, de verdade, que o Governador coloque eles todos a CORRER DE LÁ. Cara de pau e canalhice tem limite. Mandar as pessoas, de SUS, daqui para Pelotas é só o que esses BANDIDOS querem. A INTENÇÃO É E SEMPRE FOI FATURAR EM CIMA DOS DOENTES DA SANTA CASA OU VOCÊ ACHA QUE ELES ESTÃO LÁ PORQUE? Isso é VERGONHOSO e mais VERGONHOSO é saber que população reelegeu um Prefeito COMPROVADAMENTE INCOMPETENTE e 21 VEREADORES TÃO INCOMPETENTES E OPORTUNISTAS QUANTO O PREFEITO. ACORDA! AINDA ESTÁ EM TEMPO! RIO GRANDE MERECE RESPEITO E A BOLA DA VEZ É O EDUARDO LEITE!!!!
Muito obrigado, Mara. Participe sempre no Site!
Sou conselheiro municipal da saúde e tivemos reunião com os novos administradores eles pediram um prazo de trêz meses para haver uma melhora no atendimento , infelizmente não vejo o executivo mostrar interesse em ajudar a resolver o problema
Uma situação muito preocupante, Jorge. Obrigado pela valiosa contribuição na discussão de um tema de tamanho relevo. O Conselho Municipal de Saúde é de vital importância, tanto quanto têm extremo valor as vivências de seus integrantes. Participe sempre por aqui. Rio Grande agradece. Abraço!
Ele provocou isso e agora quer que o governador resolva? Tomara que o governo do Estado se sensibilize e ajude a resolver o problema, só que depois o MP tem que mandar prender todos que fizeram parte da intervenção, inclusive o mandante.
A terceirização de responsabilidades e culpa é algo repulsivo. Obrigado, Justus 12!
Mais uma coisa não adianta ficar nas redes sociais fazendo enquetes ,criticando falando de um e de outro eu acho que tem que todos se reunirem e irem buscar a solução. Ir onde tiver que ir e cobrar mesmo .Mas todos juntos Unidos pra conseguirmos o que precisamos .crítica é perda de tempo de achar a solução
Unidade na ação é importante, Magnólia!
Justus 12 eu DUVIDO DISSO. TAMBÉM QUERO VER TODOS OS RESPONSÁVEIS POR ESSA BANDIDAGEM PRESOS! EU TORÇO PARA EDUARDO LEITE NÃO CAIR NO PAPINHO DO PREFEITO. DEU UM TIRO NO PÉ, PASSOU A BOLA PARA BISPO, PASTOR E RÉGIS PINTO E SILVA, TÃO INCOMPETENTES QUANTO ELE E AGORA COM ESSA EMPRESA DE COLOMBO (INTERIOR DO PARANÁ), QUE COM CERTEZA SÃO PESSOAS QUE JOGAM NO TIME DELES, NÃO ESTÃO CONSEGUINDO RESOLVER NADA E, O QUE É PIOR, NÃO ESTÃO CONSEGUINDO FATURAR. VEM ESSE IMBECIL DO ALEXANDRE LINDENMEYER QUERER QUE O EDUARDO LEITE RESOLVA O PROBLEMA. VOCÊ VIU QUE ELE SÓ CORRE ATRÁS DE VERBAS. ATITUDES MESMO , ZERO!!!! EU REZO POR UMA CADEIA BEM GELADA PARA TODOS ELES! DEUS É MAIS.
Infelizmente năo saiu uma proposta concreta e de imediata execuçăo para os problemas da Santa Casa. Será o começo do fim? Como todo o riograndino(a) năo gostaria que fechasse, mas ” pelo andar da carruagem”…
A Santa Casa somente está sendo mantida funcionando graças ao elevado espírito profissional e de humanidade por parte dos funcionários, médicos e demais colaboradores. Obrigado, Vera!