O empresariado de Rio Grande uniu forças no diálogo com o Executivo Municipal tentando a reabertura do comércio no município e hoje (18) pela manhã houve nova conversação com o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT). A videoconferência deste sábado interligou o prefeito, seus assessores e quatro representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Além do presidente Igor Klinger e do vice Renato Silveira, também coordenador do Comitê de Crise criado pela entidade, participaram o dirigentes Renato Juliano Lima e Carlos Zanetti. A Câmara de Comércio e o Movimento Aliança Rio Grande autorizaram a CDL a representá-los nas conversações com o prefeito.
ENTENDA MELHOR
Ontem, às 22h29, a Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL de Rio Grande, em nota, elevou o tom da conversa pública com o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) sobre a flexibilização no funcionamento do comércio. A CDL mantém diplomacia, mas resolveu emitir nota alegando que “foi surpreendida pelo prefeito”. Os dirigentes lojistas não gostaram da decisão de Lindenmeyer de formar um comitê, composto por muitas instituições [inclusive a CDL] para estudar a retomada do comércio, e só depois de quinze dias apresentar manifestação. “Nossa sugestão de quinze dias atrás não foi essa, mas sim de um grupo técnico, o que esse comitê formado pelo prefeito não é”, alfinetou a CDL.
A entidade empresarial esperava que ontem (sexta-feira) fosse iniciada a etapa de gerenciamento da retomada da atividade econômica na próxima semana, o que não aconteceu. O prefeito Lindenmeyer decidiu criar um comitê para analisar os efeitos econômicos, sociais e fiscais provocados pela pandemia de Covid-19 no município. Incluiu a CDL, mas a entidade não deseja participar do grupo nos moldes como a Prefeitura decidiu. A entidade sustenta que o recente decreto do governo estadual e portaria da Secretaria da Saúde do RS asseguram o enquadramento do município de Rio Grande como apto a retomar as atividades do comércio, respeitando as condições sanitárias impostas.
Foi manifestada total inconformidade dos lojistas ao prefeito diante da decisão de manter o comércio fechado por mais quinze dias. A CDL quer o enquadramento imediato de Rio Grande no decreto estadual que garante a retomada das atividades do comércio.
NESTE SÁBADO
Na reunião por videoconferência neste sábado, nenhuma das partes mudou as posições já anunciadas. Os lojistas reiteraram que a entidade não irá participar do comitê criado pela Prefeitura. Segundo a CDL, o prefeito anunciou que continuará o diálogo, posicionando os empresários sobre as ações. Foi enviado hoje ao prefeito um elenco de sugestões, com formato de fácil compreensão e aplicação, um elenco de medidas para a retomada segura das atividades do comércio. O material é para melhor orientação dos comerciantes e da comunidade em geral, em sintonia com o decreto do governo gaúcho. O prefeito Alexandre Lindenmeyer avisou no inicio que gravaria a videoconferência.
(Foto: Wilson da Fonseca)
Alguém já viu PTista trabalhando?
Nosso prefeito não vai deixar abrir nada, eles não trabalham e agora não querem deixar o povo trabalhar.
Caro Edson Costa!
O que esperar de uma esquerda viúva do cargo da Presidência da República!
Eles querem quebrar tudo, fazer o povo morrer de fome.
Não me admiro nada não ter gente com gabarito num comitê formado pelo PT, aliás o secretariado desse DESgoverno tem formação é de quadrilha, temos secretários analfabetos e até posseiro de áreas urbanas, que da noite para o dia foram guindados aos cargos mais cobiçados. Nossa prefeitura não presta e nossa cidade precisa se livrar desses comunistas, que só fazem gestão para o próprio benefício e dos seus.
Rio Grande será a última cidade a voltar a ter o comércio funcionando, eles não sabem o que é “achatar a curva”, essa prefeitura está fazendo o que sempre fez, pois não tem nenhuma formação técnica, a não ser o próprio prefeito, que sabe muito bem como ganhar dinheiro com ações contra a própria administração pública, como no caso dos professores estaduais quando era deputado.
Podem lacrar as portas, Rio Grande está morto! PT está só jogando a pá de cal para ter certeza que o morto não consiga levantar!
O povo está tendo o que merece, acreditaram no conto do PT, no conto do Pólo Naval, elegeram até um metalúrgico que é só demagogia; elegeram também frutas, hortaliças e animais irracionais para representá-los.
Muito obrigado pela participação no Site, Isolmiro. Participe sempre!
É a esquerda, o que quer é ver comércio quebrado, povo desempregado e, ai sim, o caos se instaura e é o qie eles querem para continuar acreditando que vão acabar com NOSSO PRESIDENTE, que nós, o povo escolhemos pra acabar com essa tripudiação, querem tornar o povo candango da corrupção e ditadura.
E ainda, colocam Bolsonaro como o intransigente, militar do autoritarismo, ….
Mas, quem está sendo intransigente são aqueles os que se dizem “representantes” do povo, os da mesma ideologia, a dor pelas tetas e corrupção que perderam os está enlouquecendo!!
O povo tem direito de voltar a trabalhar!!
Os empresários precisam se manter para que o povo possa manter em ordem esse país e sua vida!!
#bolsonaroestacerto!!!
#opovoebolsonarojuntossãomuuitomaisbrasil!!!
Muito obrigado pela participação no Site, Marga. Participa sempre!