O empresariado de Rio Grande uniu forças no diálogo com o Executivo Municipal tentando a reabertura do comércio no município e hoje (18) pela manhã houve nova conversação com o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT). A videoconferência deste sábado interligou o prefeito, seus assessores e quatro representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além do presidente Igor Klinger e do vice Renato Silveira, também coordenador do Comitê de Crise criado pela entidade, participaram o dirigentes Renato Juliano Lima e Carlos Zanetti. A Câmara de Comércio e o Movimento Aliança Rio Grande autorizaram a CDL a representá-los nas conversações com o prefeito.

ENTENDA MELHOR

Ontem, às 22h29, a Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL de Rio Grande, em nota, elevou o tom da conversa pública com o prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) sobre a flexibilização no funcionamento do comércio. A CDL mantém diplomacia, mas resolveu emitir nota alegando que “foi surpreendida pelo prefeito”. Os dirigentes lojistas não gostaram da decisão de Lindenmeyer de formar um comitê, composto por muitas instituições [inclusive a CDL] para estudar a retomada do comércio, e só depois de quinze dias apresentar manifestação. “Nossa sugestão de quinze dias atrás não foi essa, mas sim de um grupo técnico, o que esse comitê formado pelo prefeito não é”, alfinetou a CDL.

A entidade empresarial esperava que ontem (sexta-feira) fosse iniciada a etapa de gerenciamento da retomada da atividade econômica na próxima semana, o que não aconteceu. O prefeito Lindenmeyer decidiu criar um comitê para analisar os efeitos econômicos, sociais e fiscais provocados pela pandemia de Covid-19 no município. Incluiu a CDL, mas a entidade não deseja participar do grupo nos moldes como a Prefeitura decidiu. A entidade sustenta que o recente decreto do governo estadual e portaria da Secretaria da Saúde do RS asseguram o enquadramento do município de Rio Grande como apto a retomar as atividades do comércio, respeitando as condições sanitárias impostas.

Foi manifestada total inconformidade dos lojistas ao prefeito diante da decisão de manter o comércio fechado por mais quinze dias. A CDL quer o enquadramento imediato de Rio Grande no decreto estadual que garante a retomada das atividades do comércio.

NESTE SÁBADO

Na reunião por videoconferência neste sábado, nenhuma das partes mudou as posições já anunciadas. Os lojistas reiteraram que a entidade não irá participar do comitê criado pela Prefeitura. Segundo a CDL, o prefeito anunciou que continuará o diálogo, posicionando os empresários sobre as ações. Foi enviado hoje ao prefeito um elenco de sugestões, com formato de fácil compreensão e aplicação, um elenco de medidas para a retomada segura das atividades do comércio. O material é para melhor orientação dos comerciantes e da comunidade em geral, em sintonia com o decreto do governo gaúcho. O prefeito Alexandre Lindenmeyer avisou no inicio que gravaria a videoconferência.


(Foto: Wilson da Fonseca)