Em apenas 24 horas Rio Grande passou de 60 para 66 casos positivos de coronavírus. Nesta quinta-feira, feriado municipal de Corpus Christi, o município apresentou sete casos da doença. Ontem (10), o número oficial apontado pela Prefeitura era de 60 casos até o momento, desde o surgimento da pandemia, mas um paciente acabou nas últimas horas sendo retirado da soma do município. O pescador de 27 anos anunciado no último dia nove como portador do vírus foi retirado da contabilização local após a Vigilância Epidemiológica investigar e concluir que se trata de um “caso importado”. A contagem dele acabou passando para o município de origem, Laguna (SC).

OS SETE NOVOS CASOS

Um trabalhador de 39 anos, do setor portuário, e uma estudante de 25 anos também contraíram o vírus. Ambos estão em isolamento nas suas residências e não apresentam comorbidades. Uma trabalhadora do setor de alimentação, com 45 anos, apresenta comorbidades e está em isolamento domiciliar a exemplo de uma mulher, sem comorbidades, que trabalha no setor industrial pesqueiro. Esta, de 30 anos, já conseguiu se recuperar, segundo a Prefeitura. Uma mulher de 52 anos que atua no setor industrial pesqueiro testou positivo também, mas sem apresentar comorbidades e se mantém no isolamento domiciliar. Outro trabalhador do meio industrial pesqueiro, com 59 anos, foi contaminado, mas a Prefeitura afirma que o homem já está recuperado e não apresenta qualquer comorbidade. Já um pescador de 28 anos está isolado em sua residência após testar positivo hoje para Covid-19. O pescador não tem comorbidades.

DIFERENTE

Pela primeira vez desde que começou a emitir os números diários sobre a evolução do coronavírus, a Prefeitura de Rio Grande lançou nesta quinta-feira uma declaração que chama a atenção. “A Vigilância em Saúde não se responsabiliza pelos dados repassados pelos hospitais”. A Prefeitura preferiu não emitir qualquer justificativa para desassociar seus números de informações fornecidas pelo meio hospitalar de Rio Grande. A Santa Casa de Rio Grande, que vem apresentando boletins semanais sobre casos internados em seu complexo hospitalar, não comentou a declaração oficial da Prefeitura de Rio Grande.


(Foto: Wilson da Fonseca)